1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nvidia SLI

 

Configurações com múltiplas placas gráficas são normalmente deixadas para sistemas de entusiastas ou para usos bastante específicos. A tecnologia de SLI e Crossfire tem vindo a ser cada vez menos dominante no mercado – e as recentes placas da Nvidia confirmam que até a empresa parece estar a separar-se da mesma.

 

Durante o dia de ontem a Nvidia revelou as novas placas da linha RTX 3000. No entanto, por entre todas as novidades desta placa, encontram-se algumas alterações para quem pretenda sistemas de múltiplas GPUs.

De todos os modelos revelados, apenas a versão da RTX 3090 possui a ligação NVLink necessária para realizar SLI de várias placas. Todos os restantes modelos revelados, incluindo a ainda poderosa RTX 3080, não contam com esta ligação, e portanto não podem ser usadas para SLI.

 

Esta mudança mostra claramente que a Nvidia encontra-se a colocar um ponto final sobre o futuro do SLI, algo que tinha vindo a ser realizado desde a série de placas GeForce GTX 1000. A AMD também parece estar a seguir a mesma tendência com o Crossfire, sendo que as mais recentes placas da empresa não contam com ligações dedicadas para tal.

 

A tecnologia tem vindo a cair cada vez mais em desuso, sobretudo tendo em conta que a maioria das gráficas possuem agora capacidade de executar os jogos sobre uma qualidade nunca antes vista e praticamente tudo as partir do mesmo chip, sendo desnecessário o uso de uma segunda gráfica para tal.

 

A piorar ainda mais essa situação encontra-se o facto que configurações de multi-GPUs tem vindo a ser cada vez mais complicadas de manter ao longo dos anos. Existem muitos poucos jogos no mercado que são realmente capazes de aproveitar a totalidade destes sistemas, e os que existem nem sempre funcionam como seria de esperar.

O DirectX 12 ainda tentou trazer de volta esta tecnologia, ao permitir o uso de duas gráficas no mesmo sistema até sem ligações dedicadas de SLI e Crossfire, mas praticamente nenhuma editora o integrou nos seus jogos devido à complexidade técnica.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech