Com a chegada da Digi ao mercado nacional, muitos começaram a saltar das suas operadoras atuais para as ofertas da nova empresa, que oferece planos móveis bastante em conta e com a capacidade de dados ilimitados.
No entanto, antes de pensar em mudar, talvez seja melhor olhar para o dispositivo que possui. Nos testes feitos pelo TugaTech, a Digi ainda se encontra a apresentar problemas no acesso a redes 5G para certos dispositivos, nomeadamente os equipamentos da Samsung e Google Pixel.
Os utilizadores que optem por usar a Digi nestes dispositivos podem verificar que os mesmos apenas conseguem obter o máximo de redes LTE, enquanto que noutros dispositivos, é possível usar 5G sem problemas. Isto não se deve diretamente a um problema da Digi, mas sim dos fabricantes dos smartphones.
As configurações de redes 5G são fornecidas diretamente pelas fabricantes dos dispositivos, dependendo das bandas de rede que cada operadora possui. No caso da Samsung e da Google, estas ainda não forneceram as configurações corretas para que os seus equipamentos com suporte 5G consigam usar as bandas da DIGI em Portugal – tendo em conta que a operadora é relativamente recente no mercado.
Portanto, quem tenha dispositivos 5G destas duas fabricantes não irá conseguir aceder a redes 5G até que as configurações sejam fornecidas – algo que pode demorar algumas semanas a acontecer.
É possível de verificar as configurações de rede 5G que se encontram a ser usadas no dispositivo diretamente das configurações da rede, na opção “Versão das definições do operador”. No caso da Digi, caso se encontre com as definições “default”, isso quer dizer que ainda não terá acesso ao 5G da operadora – quando ficar disponível, a configuração deve mudar para indicar o nome da Digi na mesma.