1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware android

 

Os investigadores da empresa de segurança ThreatFabric revelaram a descoberta de um novo malware para Android, que possui como objetivo roubar as senhas dos sistemas onde se encontre.

 

Apelidado de “Alien”, o malware já foi descoberto em pelo menos 226 aplicações diferentes. Este trata-se de uma variante do bem conhecido Cerberus, outro malware similar que possui os mesmos objetivos no final.

De acordo com a ThreatFabric, o criador do Cerberus terá tentado vender o código-fonte do mesmo em meados de Agosto deste ano, mas sem sucesso. Apesar de a Google Play Store detetar as variantes mais recentes do Cerberus, esta nova versão do Alien parece adotar o código de versões mais antigas do malware original, e consegue assim escapar das proteções da loja de apps da Google.

 

malware distribuição

 

O “Alien” é capaz de recolher todos os dados do dispositivo – incluindo contactos, mensagens e chamadas – bem como a capacidade de recolher a localização exata do GPS e das notificações. Além disso, o malware encontra-se também programado para recolher as senhas que tenham sido guardadas dentro do sistema, sobretudo de apps de entidades bancárias.

 

Como sempre, a prevenção e cuidado no momento de instalar uma nova app serão o principal meio de defesa, mesmo que essa aplicação venha da Google Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech