As redes sociais são uma excelente forma de partilhar informação com uma vasta audiência, mas ao mesmo tempo pode também ser o palco de entrada para a partilha de informações falsas.
Nos últimos dias têm vindo a ser partilhadas mensagens sobre alegados crimes que ocorreram em vários distritos, com o intuito de levar os utilizadores a partilhar a mensagem com o máximo de utilizadores possíveis. No entanto, a PSP deixou agora um alerta para os utilizadores terem cuidado com este género de conteúdos, e para validarem sempre a origem dos mesmos.
De acordo com o comunicado da PSP, os relatos que são muitas vezes partilhados nestas publicações, além de não serem verdadeiros, podem levantar o pânico desnecessário por entre a população, e que acabam por desinformar a mesma.
As autoridades aconselham os utilizadores a terem sempre cuidado na partilha destes conteúdos, e a analisarem sempre primeiro a fonte das notícias – que na maioria das vezes pode até surgir por meios oficiais como os próprios perfis das redes sociais das autoridades.
Apesar deste género de casos não ser novo, é sempre importante relembrar que a criação dos mesmos é grave, e a sua partilha é apenas um contributo que se faz sobre a divulgação de falsas informações. Antes de partilhar uma notícia, tente verificar sempre se a mesma possui fundamento ou uma base de uma fonte credível, e desta forma estará a ajudar a prevenir também a divulgação de “fake news”.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!