1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Facebook campanha Portugal

 

O Facebook tem vindo a assumir o compromisso de manter os utilizadores longe de informações enganadoras, sobretudo durante a pandemia do COVID-19. Houve um investimento significativo para: remover contas e conteúdo que não cumpram os Padrões de Comunidade ou as Políticas de Publicidade; reduzir a divulgação de notícias falsas; e entregar às pessoas mais contexto e informação sobre as publicações, que dessa forma podem decidir melhor o que podem confiar, ler e partilhar.

 

Para ajudar nestes pontos, o Facebook tem estado a divulgar uma nova campanha em países da Europa, Médio Oriente e África para educar e informar as pessoas sobre como detetar potenciais notícias falsas.

 

Num trabalho conjunto com os parceiros de fact-checking, o Facebook criou as “Três perguntas que ajudam a eliminar as notícias falsas, que vai surgir no Facebook através de uma série de anúncios criativos e com um link específico a um website, www.stampoutfalsenews.com. Espera-se que estes anúncios levem as pessoas a questionarem a informação que encontram no Facebook, através de três perguntas:

 

  1. Isto veio de onde? Uma fonte fiável é a opção mais segura. Se não houver uma fonte, pesquise uma. Se ficou com dúvidas, tenha cuidado.
  2. O que falta? Obtenha toda a história, não apenas a manchete. As imagens podem ser falsas. Verifique o que as outras pessoas dizem.
  3. O que está a sentir? Pessoas que fazem notícias falsas tentam manipulá-lo. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Não seja aquele que não percebe a piada.

 

A campanha vai estar, inicialmente, disponível para alguns utilizadores da União Europeia, incluindo Portugal, o Reino Unido, e em países do Médio Oriente, África e Turquia. Para testar a eficácia desta campanha na forma como ajuda as pessoas a perceber melhor em que conteúdos confiar, o Facebook vai conjugar a campanha com inquéritos que avaliam o que as pessoas aprenderam. Esta informação vai ajudar o Facebook a criar mais iniciativas deste tipo no futuro.

 

Esta campanha surge depois do Facebook anunciar na semana passada que as notícias antigas vão ter um alerta que avisa que esse conteúdo tem mais de 90 dias e se tem a certeza que mesmo assim quer partilhar a notícia.

 

São atualizações como estas que asseguram que as pessoas têm o contexto que precisam para tomar decisões informadas sobre o que partilhar com outros no Facebook.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech