1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook azul sobre utilizador com telemovel

 

O combate à propagação de notícias falsas continua forte sobre plataformas como o Facebook, e a rede social tem vindo a implementar algumas funcionalidades para combater as mesmas. No entanto, recentes informações apontam que o Facebook também está preocupado com a própria imagem da sua marca dentro do serviço.

 

Segundo revela o portal Bloomberg, desde 2016 que o Facebook encontra-se a desenvolver um sistema interno capaz de identificar fake news relacionadas com o Facebook. Este sistema é apelidado de Stormchaser e foi criado com o único objetivo de acompanhar os conteúdos partilhados na plataforma que sejam relacionados com o termo “Facebook”.

 

Entre os conteúdos analisados encontra-se a propagação de noticias falsas, rumores, tendências e publicações virais, bem como memes e outros dados que são recolhidos para analise da imagem da rede social junto dos utilizadores.

 

Segundo um porta-voz do Facebook, o Stormchaser não foi desenvolvido para encontrar e evitar a propagação de noticias falsas em geral, mas sim para se focar apenas em termos específicos sobre o Facebook e empresas afiliadas à mesma – como o Instagram e WhatsApp.

 

Apesar de a rede social confirmar a existência do Stormchaser, a mesma afirma que a utilização deste sistema deixou de acontecer em meados de 2018, sem serem dadas informações concretas do motivo para tal. É possível que, tendo em conta o desenvolvimento da plataforma em inteligência artificial, outros sistemas tenham sido implementados para separar as notícias falsas em geral das que sejam relativas à rede social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech