A Google Play Store é um dos principais meios onde os utilizadores de dispositivos Android descarregam as suas apps, mas não se encontra livre de malware – que de tempos a tempos são descobertos em apps dentro da mesma.
A Avast revelou recentemente ter descoberto cerca de 21 aplicações contendo adware dentro da Play Store. De acordo com a investigação da empresa de segurança, estas aplicações – a maioria jogos – possuíam adware que apresentava publicidade aos utilizadores de forma contínua no sistema, o que viola as políticas da Play Store.
- Shoot Them
- Crush Car
- Rolling Scroll
- Helicopter Attack – NEW
- Assassin Legend – 2020 NEW
- Rugby Pass
- Helicopter Shoot
- Flying Skateboard
- Iron it
- Shooting Run
- Plant Monster
- Find Hidden
- Find 5 Differences – 2020 NEW
- Rotate Shape
- Jump Jump
- Find the Differences – Puzzle Game
- Sway Man
- Monkey Destroyer
- Desert Against
- Cream Trip
- Props Rescue
A empresa sublinha ainda que, das 21 apps descobertas, a Google ainda mantêm na sua plataforma 19, apesar de já ter sido alertada para o facto. De notar que a publicidade apresentada por estas aplicações, além de intrusiva, leva também os utilizadores para outros conteúdos que podem ser considerados como indesejados – como aplicações de scareware ou diretamente para malware.
Como sempre, a linha de defesa principal parte dos utilizadores, que devem ter atenção aos conteúdos que descarregam, e caso verifiquem alterações súbitas na forma de funcionamento do sistema, será recomendado analisarem as apps instaladas recentemente no mesmo – pode ser que o problema esteja nas mesmas e não diretamente no dispositivo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!