1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Play Store

 

Encontrar aplicações com adware na Google Play Store não é algo comum, no entanto é uma prática que cada vez mais tem vindo a ser descoberta. E esta semana foram relatados mais dois casos de aplicações que conseguiram ultrapassar as medidas de segurança da Google.

 

De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, foram recentemente descobertas na Play Store da Google duas aplicações que continham adware, destinado a forçar os utilizadores a verem anúncios publicitários dentro do sistema. Estas aplicações encontravam-se infetadas com os conhecidos Adware.Solid e Adware.Cootek.

 

Em ambos os casos, o funcionamento do adware é bastante similar. Depois das aplicações maliciosas serem instaladas no sistema, os anúncios publicitários começam a surgir aleatoriamente para o utilizador. O problema aqui encontra-se no facto de esta publicidade surgir mesmo quando a aplicação principal se encontra desligada – por exemplo, imediatamente depois do equipamento ser desbloqueado.

 

imagem do equipamento

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção às aplicações instaladas, mesmo que sejam de fontes aparentemente fidedignas, como é o caso da Google Play Store. Uma analise inicial às reviews pode ajudar, mas será também importante ter cuidado redobrado com aplicações novas e com poucos utilizadores.

 

Apesar de a Google ter implementado recentemente o Google Play Protect, como forma de garantir alguma segurança para os utilizadores, este serviço ainda se demonstra ineficaz em detectar algumas variantes de software nocivo ou malicioso, pelo que deve ser melhorado com a utilização de um bom antivírus e algum cuidado por parte dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech