1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Imagem de malware em codigo vermelho

 

Nos dias de hoje existe uma app para praticamente tudo. Mas isso abre também as portas para que apps com conteúdos potencialmente maliciosos possam acabar por ser instaladas, até mesmo de fontes aparentemente legítimas.

 

A Google Play Store não é nova no que respeita a ter algumas apps com malware na mesma, mas recentemente foi descoberta uma app particularmente importante que continha malware, e possuía mais de 1.5 milhões de instalações antes de ter sido removida.

 

De acordo com o portal Pradeo, duas aplicações bastante populares para Android, que estavam disponíveis na Play Store da Google, estariam a recolher dados dos dispositivos dos utilizadores e a enviar os mesmos para sistemas na China.

 

As aplicações em causa são a “File Recovery and Data Recovery” e “File Manager”, que combinadas, possuem mais de 1.5 milhões de downloads, ambas desenvolvidas por um programador conhecido apenas como “wang tom”.

As duas aplicações, segundo os investigadores, estariam a recolher dados dos dispositivos dos utilizadores, nomeadamente informações de contactos e mensagens, enviando os mesmos para sistemas localizados na China.

 

imagem da listagem de app maliciosa na play store da Google

 

Os investigadores apontam ainda que as apps violam os termos do RGPD, uma vez que não divulgam a recolha dos dados, mas também não permitem que os mesmos sejam eliminados a pedido dos utilizadores.

 

Depois de informada da situação, a Google confirmou que ambas as aplicações foram removidas da Play Store, mas ainda podem encontrar-se disponíveis em plataformas de terceiros. Caso tenha instalado as apps no passado, recomenda-se que verifique se estas foram removidas dos seus dispositivos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech