1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware do Android

 

De tempos a tempos surgem na Google Play Store variantes maliciosas das mais variadas aplicações, e uma das mais exploradas são os Gestores de ficheiros para Android. Recentemente foi descoberta mais uma campanha, que usa este género de aplicações para levar à infeção com o malware Sharkbot.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Bitdefender, foi recentemente descoberta uma nova campanha na Play Store que estaria a ser usada para distribuir o malware Sharkbot.

Este malware é bem conhecido por ser usado para roubar dados de login associados com entidades bancárias, apresentando uma falsa página de login quando os utilizadores tentam aceder às suas contas do banco online.

 

A campanha estaria a ser propagada sobre diferentes aplicações, a sua maioria falsos gestores de ficheiros para Android. Uma das aplicações mais populares era conhecida como "X-File Manager", tendo sido desenvolvida pelo programador Victor Soft Ice LLC (com.victorsoftice.llc), e teria mais de 10.000 downloads na plataforma.

 

exemplo de app maliciosa

 

Os atacantes conseguem contornar as medidas de segurança da Google uma vez que, invés de enviarem o malware diretamente para a plataforma, apenas o descarregam depois de um período de tempo. As versões iniciais na plataforma são consideradas "seguras", sendo que o malware apenas é descarregado depois de a app ser instalada no sistema -  e uns dias mais tarde.

 

O malware aplica ainda várias técnicas para evitar a deteção, além de se ativar apenas para utilizadores com cartões SIM no Reino Unido e Itália – embora as apps maliciosas possam ser usadas para outros fins em mais países.

 

Outra aplicação descoberta sobre o mesmo formato passava-se pelo nome de "FileVoyager", e terá sido descarregada mais de 5.000 vezes da Play Store antes de ser removida – depois de identificada pelos investigadores.

 

É importante relembrar que os utilizadores devem ter atenção aos downloads que realizam para os seus dispositivos, incluindo de apps que podem aparentar vir de fontes fidedignas como a Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech