O malware “Joker” tem surgido algumas vezes em notícias aqui pelo TugaTech, e sobretudo na forma como este continua a surgir pela Google Play Store, apesar de ser um género de malware relativamente bem conhecido.
Este malware, quando instalado num dispositivo móvel, é capaz de automaticamente subscrever os utilizadores em planos premium - que raramente são identificados a menos que fique atento na fatura do telefone ou no saldo em geral.
O mais curioso deste malware é que, apesar de ser relativamente bem conhecido, ainda consegue escapar aos métodos de deteção de malware da Google Play Store, surgindo de tempo a tempo na mesma em várias aplicações.
E foi exatamente isso que a investigadora Tatyana Shishkova, da empresa Kaspersky, recentemente descobriu.
Segundo a mesma, foram recentemente descobertas sete aplicações na Play Store, com milhares de downloads, que possuem o malware Joker integrado. Estas aplicações, assim que instaladas, começam a subscrever o utilizadores em diferentes planos premium.
Entre as aplicações identificadas encontram-se:
- Now QRcode Scan
- EmojiOne Keyboard
- Battery Charging Animations Battery Wallpaper
- Dazzling Keyboard
- Volume Booster Louder Sound Equalizer
- Super Hero-Effect
- Classic Emoji Keyboard
Caso tenha instalado alguma destas aplicações, o recomendado será que remova as mesmas de imediato, além de que verifique se o seu número de telefone não foi automaticamente inscrito em algum programa premium de subscrição.
Apesar de a Play Store ainda ser um dos locais mais seguros para se instalar apps, deve-se sempre ter atenção aos conteúdos que são instalados. Em casos mesmo críticos, o recomendado será instalar apenas apps que sejam de fontes reconhecidas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!