1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

joker malware

 

De acordo com os dados mais recentes da Google, cerca de 1700 aplicações com o malware para Android “Joker” foram removidas da Google Play Store, desde que o mesmo começou a ser identificado pelo Play Protect em meados de 2017. Esta é a conclusão que a empresa chega analisando os resultados de segurança da loja de aplicações, e que foram publicados num relatório da mesma.

 

Pelo menos um conjunto destas aplicações terão conseguido escapar aos filtros de analise da Google, chegando à Play Store para serem apenas descobertas alguns meses mais tarde, em Setembro de 2019. O grupo de investigadores da empresa CSIS Security Group revelou 24 aplicações que continham o malware e mais de 472.000 downloads no total.

 

Este género de aplicações, no inicio, tinham como objetivo levar a fraudes realizadas por esquemas via SMS, nomeadamente com o envio de mensagens para serviços premium de SMS. No entanto, devido a restrições que foram sendo aplicadas no Android, e à própria evolução do sistema de antimalware da Google para a plataforma, os criadores do Joker tiveram de se adaptar também.

 

Utilizando sistemas enganadores, os utilizadores maliciosos enganam os consumidores a registarem-se em sistemas de subscrição ou pagamentos automáticos. Estes sistemas não são inteiramente automáticos, e ainda exigem a confirmação dos utilizadores finais, mas os atacantes começaram também a expandir o ataque para incluir sistemas que carreguem automaticamente em itens no ecrã, ou realizem ações de forma automática.

 

Vulgarmente, os utilizadores que acabam por instalar o malware Joker nos seus dispositivos moveis, acabam rapidamente por se aperceber desta situação porque as apps que instalam não fornecem o que originalmente estavam a indicar. Esta é uma tendência que a maioria das apps infetadas por Joker realiza, onde apresentam-se na loja de aplicações como sendo destinadas a um fim, mas na realidade não executam essa finalidade.

 

No final, os criadores do malware Joker estão a adaptar-se constantemente às mudanças que o mercado encontra-se a realizar, o que será perigoso para os utilizardes finais. Com a adaptação constante, é consideravelmente mais simples um utilizador acabar por ser infetado, mesmo que tome todas as precauções para que tal não aconteça.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech