1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Joker malicioso na play store

 

O malware Joker, de tempos a tempos, consegue contornar as proteções da Google Play Store para se infiltrar na mesma. Tendo em conta o número de vezes que apps conseguiram ser fornecidas na plataforma com este malware, seria de esperar que a Google já tivesse melhorado as suas defesas... mas parece que isso está difícil de ser conseguido.

 

Investigadores da empresa de segurança Pradeo revelaram recentemente que uma nova app, com mais de 500.000 downloads na Play Store, estaria a distribuir o malware Joker junto dos utilizadores.

Apelidada de Color Message, esta app prometia fornecer formas de personalizar as conversas SMS dos utilizadores. No entanto, além de não fornecer a funcionalidade que se pretendia, a app acabava por instalar o malware nos dispositivos.

 

app com malware na play store

 

De relembrar que o principal objetivo do Joker passa por roubar informação das vitimas, além de a subscrever em diversos canais premium de SMS, que cobram elevadas taxas de forma recorrente.

Os investigadores afirmam que o malware é bastante complicado de identificar, uma vez que o código do mesmo é bastante pequeno e pode ocultar-se como tarefas regulares da app. Além disso, quando a app era realmente instalada nos dispositivos finais, o ícone da mesma desaparecia do menu dos utilizadores, dificultando a tarefa de remoção.

 

Antes de ter sido removido da Play Store, vários utilizadores encontravam-se a queixar que, depois da app ser instalada, o saldo dos seus cartões SIM começou a ser cobrado indevidamente, dando indícios que algo não estaria bem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech