1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Adware aplicação smartphone

 

A Google Play Store ainda continua a ser um dos locais mais seguros para se descarregar aplicações, mas isso não quer dizer que todas as apps disponíveis na plataforma sejam propriamente as mais recomendadas.

 

Existe um largo leque de aplicações que apenas tentam tirar proveito dos utilizadores, de forma a levar os mesmos a subscreverem a funcionalidades muitas vezes desnecessárias, ou apenas para apresentar publicidade consideravelmente abusiva. Estas aplicações adware têm vindo a registar um aumento considerável de atenção em diferentes plataformas, o que se revela também preocupante para os utilizadores.

 

De acordo com um estudo da empresa de segurança McAfee, existem cada vez mais aplicações que prometem os mais variados fins, mas com o único objetivo de levarem a que seja apresentada publicidade. Algumas das apps analisadas nem sequer permitem a abertura das mesmas sem que seja apresentada publicidade.

 

exemplo de apps adware

 

Uma vez instaladas, estas começam também a enviar várias notificações por dia para os mais variados fins, seja para levar a subscrições desnecessárias ou apenas a forçar os utilizadores. Algumas das aplicações acabam mesmo por criar serviços no dispositivo apenas para apresentar publicidade, levando a gasto de recursos, bateria e dados.

 

O mais grave encontra-se no facto que estas aplicações distribuem-se muitas vezes em publicidade dentro de plataformas como o Facebook e Twitter, ou até mesmo dentro da própria Play Store. A maioria refere-se a apps de utilidades – como limpeza do sistema – ou de editores de imagens.

 

Segundo a McAfee, este género de apps acabam por ganhar milhões de instalações, na grande maioria das vezes porque os utilizadores acreditam que os links e apps disponíveis na Play Store da Google são sempre seguros para serem usados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech