Recentemente foram descobertas novas aplicações adware na Play Store da Google, que apresentam um novo método para dificultar a remoção das mesmas dos equipamentos.
A grande maioria dos utilizadores desinstala as aplicações a partir do ecrã principal do dispositivo, arrastando o ícone da app para a respectiva opção de desinstalar. No entanto, o investigador da empresa ESET, Lukas Stefanko, revelou recentemente um novo conjunto de aplicações maliciosas na Play Store que dificultam o processo de remoção ao ocultar o ícone original da app.
As aplicações fazem-se passar por editores de fotos, tendo os nomes “Excellent Camera”, “Ideal Camera: Full Featured Camera for Android” e “Super Camera Lite 2019”. Uma vez instaladas num sistema, e abertas pelo utilizador, estas aplicações criam um falso atalho no ecrã inicial dos dispositivos, ocultando em seguida o ícone original das mesmas.
Ao realizar este procedimento, os utilizadores apenas recebem a opção de remover o atalho do ecrã inicial, o que não remove as apps dos equipamentos – continuando as mesmas a funcionar em segundo plano.
Desta forma, os utilizadores mais desatentos poderão considerar estar a remover uma app, quando na verdade estão apenas a remover o atalho da mesma, e esta permanece instalada no equipamento. Estas entram na categoria de adware, forçando o utilizador a visualizar publicidade constantemente durante a utilização das mesmas.
Para remover completamente as aplicações, os utilizadores precisam de aceder diretamente às definições do Android, e desinstalar manualmente o pacote da app, ou então realizar o mesmo procedimento mas diretamente pela Play Store.
Até ao momento, todas as aplicações descobertas ainda se encontram na Play Store, embora as votações sejam consideravelmente baixas e devam ser o primeiro ponto de alerta para qualquer um que as vá descarregar – com comentários a indicar as suas atividades maliciosas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!