1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Adware google play Store

 

Cada vez mais a Google Play Store é utilizada como forma de distribuir aplicações maliciosas ou com conteúdo abusivo de publicidade, apesar de todos os esforços da Google em contrário. Recentemente voltam a surgir casos deste género, com a empresa a remover 85 apps maliciosas da loja por utilizarem adware abusivo.

 

De acordo com investigadores da empresa de segurança Trend Micro, 85 apps disponíveis na Play Store estariam infetadas com um adware conhecido como “AndroidOS_Hidenad.HRXH”. As aplicações eram relacionadas com edição e captura de fotos, jogos e alguns utilitários, sendo que no total tinham sido instaladas mais de 8 milhões de vezes.

 

O adware utilizava vários métodos para identificar quando o utilizador realizava o desbloqueio dos seus equipamentos, procedendo posteriormente à apresentação de publicidade aleatoriamente. As apps estariam mesmo configuradas para não apresentar esta publicidade de imediato, com vista a evitar a sua deteção por parte dos utilizadores mais atentos.

 

apps maliciosas

 

A publicidade apresentava continha, muitas vezes, mais de cinco minutos de duração e eram difíceis de contornar – se não impossíveis em alguns casos. O adware também era capaz de instalar ícones no ecrã principal do sistema, que redirecionavam os utilizadores para outras apps ou mais publicidade, bem como para dificultar o processo de eliminação do conteúdo publicitário – os utilizadores pensavam estar a remover a app, quando apenas estariam a eliminar um atalho.

 

Nos últimos tempos a Play Store tem vindo a ser cada vez mais utilizada para a partilha de apps com conteúdo relacionado a publicidade e adware, além de outros esquemas que tiram proveito dos utilizadores que instalam as aplicações nos seus equipamentos. Como sempre, é importante para os utilizadores manterem-se atentos a apps desconhecidas bem como a qualquer atividade suspeita.

 

As 85 aplicações agora descobertas foram entretanto removidas da loja da Google pela empresa e já não se encontram disponíveis. Os utilizadores que as instalaram devem também ter as mesmas removidas automaticamente dos seus equipamentos, caso possua a Play Protection ativa no Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech