A Google confirmou ter removido 17 aplicações maliciosas da Google Play Store, depois de ter sido descoberto que as mesmas estariam a distribuir o malware Joker junto dos utilizadores.
A descoberta foi realizada pelos investigadores da empresa de segurança Zscaler, que terão descoberto pelo menos 17 aplicações na Play Store que estavam a distribuir o Joker, conhecido malware para Android responsável por levar ao roubo de dados das vitimas. No total as aplicações descobertas tinham mais de 120.000 downloads realizados.
Estas incluem apps de leitura de ficheiros PDF, de códigos QR e calculadoras, entre outras. No geral, as apps funcionavam como pretendido, ocultando o segundo plano das mesmas em instalar o malware no sistema dos dispositivos.
A lista de apps infetadas inclui:
- All Good PDF Scanner
- Mint Leaf Message-Your Private Message
- Unique Keyboard – Fancy Fonts & Free Emoticons
- Tangram App Lock
- Direct Messenger
- Private SMS
- One Sentence Translator – Multifunctional Translator
- Style Photo Collage
- Meticulous Scanner
- Desire Translate
- Talent Photo Editor – Blur focus
- Care Message
- Part Message
- Paper Doc Scanner
- Blue Scanner
- Hummingbird PDF Converter – Photo to PDF
- All Good PDF Scanner
É recomendado que, caso tenha alguma destas apps instaladas no seu dispositivo, proceda com a remoção das mesmas de forma imediata. Além disso, é recomendado que também tenha em atenção o facto que, apesar de terem sido removidas da Google Play Store, estas ainda podem encontrar-se disponíveis para download em lojas de terceiros, portanto deverá ter cuidado caso use essas plataformas para descarregar conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!