1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Cheetah Mobile

 

A empresa Cheetah Mobile, responsável por mais de 45 aplicações para Android com milhões de downloads, teve recentemente todo o seu conjunto de apps removidas da Play Store bem como o acesso à plataforma de monetização da empresa bloqueado.

 

No seguimento da “limpeza” feita pela Google no dia de hoje à Play Store, com o objetivo de remover apps que estariam a realizar práticas abusivas na apresentação de publicidade, todo o catalogo de aplicações da Cheetah Mobile deixou de se encontrar disponível na plataforma da empresa.

A Cheetah Mobile é responsável por algumas das aplicações mais descarregadas da Play Store, como é o caso da Clean Master, CM Security, CM Launcher e Cheetah Keyboard. No total estas aplicações possuíam bem mais de mil milhões de downloads, e algumas das quais encontravam-se mesmo no topo da tabela da lista de downloads da Play Store.

 

A CM Security, por exemplo, era uma popular aplicação de segurança para Android que tinha mais de mil milhões de utilizadores ativos. O Clean Master era outro nome da mesma entidade, conhecido como uma aplicação de limpeza de “lixo” no Android.

De acordo com o relatório da Google, estas aplicações encontravam-se a aplicar práticas abusivas de publicidade, nomeadamente com a apresentação de anúncios de forma abusiva dentro do sistema ou fora do que era acordado nos termos da Play Store.

 

clean master

 

Esta não é a primeira vez que a Cheetah Mobile é alvo de problemas na Play Store. Em meados de 2018 a empresa chinesa já tinha sido acusada de realizar vários esquemas de fraude com os fundos dos seus clientes, bem como abusar do uso de publicidade e recolha de informação dos dispositivos. Este caso veio a complicar-se ao longo dos meses seguintes, e apesar de a empresa ainda ter sido permitida a manter as suas apps na Google Play Store, parece que desta vez os planos da Google não vão voltar atrás.

 

Pouco depois das aplicações terem sido removidas da Play Store, a empresa chinesa perdeu mais de 5.9% do seu valor na bolsa de Nova Iorque, e espera-se que venha a perder consideravelmente mais nos próximos dias – tendo em conta que a Google Play Store era uma das maiores fontes de rendimento da entidade.

 

Caso tenha instalado no passado alguma aplicação da empresa no seu dispositivo Android, é possível que a mesma tenha sido entretanto removido do seu dispositivo - caso tenha o Google Play Protect ativado, esta tarefa é realizada de forma automática. Em todo o caso, mesmo que não tenha ocorrido, será recomendado que os utilizadores desinstalem qualquer aplicação associada com esta entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech