1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Cheetah Mobile

 

A empresa Cheetah Mobile, responsável por mais de 45 aplicações para Android com milhões de downloads, teve recentemente todo o seu conjunto de apps removidas da Play Store bem como o acesso à plataforma de monetização da empresa bloqueado.

 

No seguimento da “limpeza” feita pela Google no dia de hoje à Play Store, com o objetivo de remover apps que estariam a realizar práticas abusivas na apresentação de publicidade, todo o catalogo de aplicações da Cheetah Mobile deixou de se encontrar disponível na plataforma da empresa.

A Cheetah Mobile é responsável por algumas das aplicações mais descarregadas da Play Store, como é o caso da Clean Master, CM Security, CM Launcher e Cheetah Keyboard. No total estas aplicações possuíam bem mais de mil milhões de downloads, e algumas das quais encontravam-se mesmo no topo da tabela da lista de downloads da Play Store.

 

A CM Security, por exemplo, era uma popular aplicação de segurança para Android que tinha mais de mil milhões de utilizadores ativos. O Clean Master era outro nome da mesma entidade, conhecido como uma aplicação de limpeza de “lixo” no Android.

De acordo com o relatório da Google, estas aplicações encontravam-se a aplicar práticas abusivas de publicidade, nomeadamente com a apresentação de anúncios de forma abusiva dentro do sistema ou fora do que era acordado nos termos da Play Store.

 

clean master

 

Esta não é a primeira vez que a Cheetah Mobile é alvo de problemas na Play Store. Em meados de 2018 a empresa chinesa já tinha sido acusada de realizar vários esquemas de fraude com os fundos dos seus clientes, bem como abusar do uso de publicidade e recolha de informação dos dispositivos. Este caso veio a complicar-se ao longo dos meses seguintes, e apesar de a empresa ainda ter sido permitida a manter as suas apps na Google Play Store, parece que desta vez os planos da Google não vão voltar atrás.

 

Pouco depois das aplicações terem sido removidas da Play Store, a empresa chinesa perdeu mais de 5.9% do seu valor na bolsa de Nova Iorque, e espera-se que venha a perder consideravelmente mais nos próximos dias – tendo em conta que a Google Play Store era uma das maiores fontes de rendimento da entidade.

 

Caso tenha instalado no passado alguma aplicação da empresa no seu dispositivo Android, é possível que a mesma tenha sido entretanto removido do seu dispositivo - caso tenha o Google Play Protect ativado, esta tarefa é realizada de forma automática. Em todo o caso, mesmo que não tenha ocorrido, será recomendado que os utilizadores desinstalem qualquer aplicação associada com esta entidade.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech