1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware joker na play store da google

 

Apesar de a Google remover aplicações da Play Store que contenham o malware conhecido como “Joker”, de tempos a tempos existem algumas que conseguem escapar a este radar. E agora foi novamente descoberto que estão a ser enviadas versões modificadas do malware para a loja de aplicações da empresa.

 

Com o objetivo de tentar enganar os sistemas de proteção da Google, o malware tem vindo a adaptar-se de forma constante, e o que é conhecido como “Joker” é um dos que mais vezes se consegue infiltrar na plataforma de apps da empresa.

Recentemente foi verificado que existe uma nova variante do malware que se encontra a propagar em força sobre a plataforma, possivelmente contornando as principais medidas de proteção da Google para chegar ao máximo de utilizadores possíveis.

 

Uma grande maioria dos utilizadores acreditam que as apps disponíveis na Play Store são seguras, mas isto encontra-se longe de ser verdade para todos os casos.

Nos últimos dias dezenas de aplicações foram descobertas contendo uma variante do Joker, sendo que a grande maioria faz-se passar por apps de limpeza dos dispositivos, leitura de ficheiros PDF e códigos QR, entre outras.

 

Investigadores da empresa de segurança K7 Security Labs revelaram que existem centenas de aplicações que foram recentemente enviadas para a loja da Google, a grande maioria fazendo-se passar por apps de utilidades para o dia a dia.

 

Depois de instaladas nos dispositivos, estas aplicações procedem com a instalação do malware no sistema, que a partir dai pode instalar outro género de malware para apresentar publicidade de forma abusiva ou roubar informações sensíveis dos dispositivos.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa encontra-se sobre os próprios utilizadores, que devem ter extremo cuidado sobre quais as apps que instalam nos seus dispositivos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech