1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware Android joker

 

Faz mais de três anos que, de tempos a tempos, surgem pela Google Play Store situações de apps maliciosas com o spyware conhecido como “Joker”. E parece que a Google ainda não se encontra capaz de identificar a existência do mesmo antes das apps ficarem disponíveis para os utilizadores.

 

A empresa de segurança Quick Heal Security Labs revelou ter descoberto recentemente um conjunto de oito novas aplicações na Google Play Store que se encontravam infetadas com o spyware – e algumas das quais tinham milhares de instalações.

O Joker é um spyware para Android conhecido por se instalar silenciosamente no sistema, recolhendo em segundo plano informações pessoais dos utilizadores, como mensagens, contactos, e outros dados. Existem ainda relatos de utilizadores que tiveram os seus dispositivos subscritos em serviços premium, com elevadas cobranças.

 

No total foram descobertas oito aplicações que continham o malware, a maioria relacionada com app de mensagens. Da lista estão incluídas as aplicações:

  • Fast Magic SMS
  • Super SMS
  • Auxiliary messages
  • Super Message
  • Free CamScanner
  • Element Scanner
  • Travel wallpaper
  • Go messages

 

Todas as aplicações foram removidas da Play Store rapidamente depois dos investigadores terem alertado a Google para o caso. No entanto, todas as aplicações conjugadas tinham um volume considerável de downloads, de utilizadores que potencialmente ainda se encontram a ser afetados mesmo que as apps tenham sido removidas da Play Store.

 

apps maliciosas na play store com malware joker

 

De acordo com os investigadores, as apps tinham entre as suas permissões a capacidade de acesso às mensagens SMS, com envio e receção das mesmas, além dos contactos, telefone e câmara. No entanto, como as próprias apps eram de gestão de mensagens SMS, a maioria dos utilizadores poderia considerar que essas permissões estavam associadas com o próprio funcionamento da aplicação em si – que nem sempre funcionavam.

 

Se possuía alguma das apps listadas em cima, o recomendado será que realize um reset completo ao dispositivo, visto que pode existir a possibilidade do malware ter-se ocultado no mesmo e seja consideravelmente difícil de remover sem medidas mais drásticas como o Reset.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech