1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Covid app

 

É muito fácil uma pessoa ficar preocupada caso tenha algum ataque de tosse nos dias de hoje, tendo em conta a pandemia que todos estamos a passar. No entanto, nem sempre tosse corresponde a COVID-19, e alguns investigadores estão a desenvolver um novo sistema que será capaz de ajudar a identificar isso mesmo.

 

Investigadores do MIT revelaram estar a desenvolver um novo sistema baseado em Inteligência Artificial, o qual será capaz de analisar o estilo de tosse dos utilizadores e verificar se o mesmo é possível de ser de uma infeção de COVID ou não.

O sistema foi desenvolvido para identificar pequenas alterações no formato da tosse que, para o ser humano, podem ser praticamente impercetíveis, mas para os sistemas de IA estas apanham essas alterações para identificar com alguma precisão se a pessoa pode ou não estar infetada – mesmo que esteja assistemática.

 

Os testes iniciais demonstram que a IA é bastante eficaz na deteção de casos positivos, tendo sido treinada com milhares de pacientes infetados com o COVID-19. A aplicação possui uma taxa de sucesso de 98.5% na identificação de casos positivos, e de quase 100% já identificado de casos assistemáticos.

 

No entanto, é importante também referir que este género de aplicações não dispensa um teste real feito junto das autoridades de saúde. O método de usar uma aplicação para identificar casos de covid pode ajudar até certo ponto, mas não substituí a análise real feita por médicos.

 

Os investigadores estão a desenvolver uma app que poderá brevemente ser instalada nos dispositivos dos utilizadores. Além disso, estes afirmam que a tecnologia poderia ajudar drasticamente a reduzir os casos de contágio caso fosse usada de forma permanente em segundo plano – algo que será improvável de acontecer visto que iria levantar várias questões a nível de privacidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech