Nos dias de hoje os emojis fazem parte do dia a dia dos utilizadores, entrando na linguagem corrente das redes sociais e plataformas de mensagens. Por isso mesmo, torna-se frustrante sempre que uma nova geração de emojis é lançada os dispositivos terem também de atualizar por completo o sistema para receberem as novidades.
No entanto, isso pode vir a mudar caso os planos da Google se mantenham. De acordo com o portal XDA-Developers, várias alterações no código do AOSP indicam que a Google pode estar a testar uma nova forma de fornecer emojis novos aos utilizadores do Android, sem que seja necessária uma atualização completa do sistema.
Atualmente, os ficheiros das fontes necessárias para o funcionamento dos emojis encontram-se integrados diretamente na raiz do sistema operativo, e portanto não podem ser facilmente atualizadas quando uma nova versão de emojis é lançada no mercado.
Donos de dispositivos com root podem contornar esta limitação, mas nem todos possuem um equipamento com estas características. Para estes, a Google encontra-se agora a testar uma nova forma de atualizar os ficheiros sem que seja necessário atualizar por completo o sistema operativo.
O plano da Google passa por criar uma secção dedicada a colocar fontes atualizadas para serem usadas no sistema, e das quais as diferentes aplicações poderiam depois aceder para ter acesso a novos emojis – por exemplo, teclados do sistema poderiam ir atualizando os emojis existentes dessa secção.
A confirmar-se, isto também pode indicar que os utilizadores poderiam vir a personalizar os emojis existentes no sistema – um pouco como o que acontece com pacotes de ícones, mas para os emojis. Porém, o mais sensato será que a Google aplique restrições ao género de aplicações que podem modificar os emojis e limite os mesmos a apps do sistema – como os Serviços da Google.
Para já a ideia ainda se encontra em estudo sobre a versão do AOSP, e sem planos ou confirmações que venham a chegar nas versões finais do sistema operativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!