Os discos SSD podem ser consideravelmente mais rápidos que os discos mecânicos, mas não estão imunes a falhas. Tal como acontece nos discos mecânicos, os SSD também podem falhar – e quando isso acontece existe a possibilidade de perdas consideráveis a nível de dados.
A Microsoft encontra-se agora a testar uma nova funcionalidade que pode ajudar os utilizadores a precaverem-se de possíveis problemas. As mais recentes versões do Windows 10 devem começar a alertar os utilizadores quando o sistema identificar que um disco SSD encontra-se com problemas que podem levar a possíveis perdas de dados.
Esta funcionalidade não é recente, e encontrava-se em testes desde meados de Setembro, mas espera-se que venha a ser integrada nas versões estáveis do Windows em breve. O sistema analisa a informação SMART do disco para identificar possíveis problemas, alertando o utilizador caso os encontre.
Caso verifique esta notificação no seu sistema é bem possível que exista uma possibilidade de o disco está eminente de falha, e portanto o mais recomendado será começar a pensar em realizar o backup imediato de todos os dados importantes.
Obviamente, apesar desta notificação ser uma ajuda, é sempre importante manter backups regulares dos dados. As falhas podem acontecer a qualquer momento, e até mesmo antes de qualquer alerta por parte do sistema operativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!