1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

phishing via email

 

Com o aproximar da época natalícia, muitos utilizadores optam por realizarem as suas compras em plataformas online – seja por ser mais simples de encontrar os produtos que se pretende ou derivado das medidas impostas pela pandemia.

 

Seja como for, com o aumento de compras feitas em plataformas online, aumentam também o número de criminosos que tentam tirar proveito disso mesmo. Um recente esquema tem vindo a propagar-se em força pela Internet nos últimos dias, e tende a aumentar consideravelmente durante as próximas semanas.

 

De acordo com a empresa de segurança Check Point, os criminosos aproveitam-se das compras de natal para enviarem campanhas de phishing por email, onde alertam as potenciais vitimas sobre atrasos nas entregas dos seus produtos.

 

As mensagens fazem-se passar como sendo originárias de plataformas conhecidas de venda online – como a Amazon ou eBay, mas também de plataformas de entregas como os CTT – para indicarem a existência de aparentes problemas ou atrasos na entrega dos produtos adquiridos.

 

Estas mensagens normalmente levam os utilizadores a acederem a um site específico para confirmarem os seus detalhes – e que geralmente exigem o fornecimento de informação pessoal ou pagamentos para “libertar” a encomenda de entrega. Como seria de esperar, estes sites estão desenvolvidos para levar ao roubo dos dados que neles sejam introduzidos, como cartões de crédito ou outros dados de pagamento.

 

A principal proteção cabe aos próprios utilizadores, de terem cuidado sobre os sites que acedem e quais os conteúdos que recebem nas suas contas de email. Caso receba um email a afirmar algo, certifique-se que o mesmo é de origem fidedigna e que realmente pertence à empresa de onde adquiriu algum produto.

Se recebeu uma nota para entrega, mas não realizou nenhuma compra de produtos pela Internet, o provável é que a mensagem seja maliciosa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech