1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

71% dos aplicativos para Android e iPhone ferem licenças de código aberto Open-source
Estudo aponta que muitos desenvolvedores não têm noção de que estão a utilizar sistemas que dependem de requerimentos específicos.

Um levantamento da fornecedora de soluções OpenLogic aponta que 71% dos aplicativos que utilizam software de código aberto para desenvolver aplicativos para o sistema operacional Android, do Google, bem como para o iOS (utilizado no iPhone e no iPad), da Apple, ferem as licenças de uso desse tipo de solução.

Para chegar a esse número, o estudo analisou 635 aplicativos, pagos e gratuitos, na App Store e na Android Marketplace. De todos os programas avaliados, 66 deles utilizavam sistemas de código aberto – Apache, GPL e LGPL. E, entre esses, 71% falharam ao se adequar às regras de licença de uso do software, ao não oferecer informações como a cópia e o código de licenciamento.

“Muitos desenvolvedores de aplicativos móveis e de tablets podem não ter uma visão de que estão a utilizar um software de código aberto e dos requerimentos das licenças. E isso tem implicações no mundo real”, afirma a vice-presidente sênior de produtos e marketing da OpenLogic, Kim Weins, no comunicado oficial. “Por exemplo, a Free Software Foundation afirmou que o GPL e as licenças de iTunes não são compatíveis, e a Apple já tirou diversos aplicativos da sua loja”, acrescenta.

Ainda de acordo com o comunicado, o Google também já recebeu demandas para tirar do ar aplicativos que violam as licenças do GPL.
Fonte: BiT

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech