Durante o dia de hoje, praticamente todos os serviços da Google estiveram indisponíveis em todo o mundo durante cerca de 45 minutos. A falha afetou plataformas como o Gmail, YouTube, Google Docs, entre outros.
Depois de uma análise do problema, a Google veio agora revelar o que causou o mesmo. De acordo com a mensagem publicada no Twitter do Google Cloud, a falha nos vários serviços da empresa terá ocorrido devido a um erro nas quotas internas das bases de dados da empresa.
Este problema terá causado vários serviços da empresa a ficarem inacessíveis durante alguns minutos, o que se propagou para diversos outros conteúdos. A falha, no entanto, encontrava-se sobretudo nos conteúdos que estariam por detrás de um login – que será o que estava na origem dos problemas.
Durante o período em que a plataforma esteve inacessível, o YouTube ainda esteve a funcionar para utilizadores que não estavam autenticados, mas apresentava erros para quem estaria com as suas sessões ativas.
Tendo em conta a explicação da empresa, algo a nível do armazenamento e quotas no sistema de base de dados usado para a autenticação da empresa parece ter estado na raiz do problema. De momento todos os serviços encontram-se a funcionar na normalidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!