1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

fastly

 

Durante o dia de hoje, 8 de Junho de 2021, metade da internet esteve durante vários minutos inacessível ou com erros graves tudo por culpa de uma plataforma: Fastly. Mas afinal o que é esta plataforma?

 

A Fastly é uma plataforma de CDN, que permite distribuir os conteúdos de sites na Internet por diferentes servidores em redor do mundo. Isto permite que os utilizadores acedam aos conteúdos que estejam mais próximos fisicamente das suas localizações, resultando em conteúdos que são carregados mais rapidamente – além de reduzir também o impacto para um único servidor ter de fornecer todos os conteúdos.

 

Isto pode ter um grande impacto para empresas que tenham um volume consideravelmente elevado de utilizadores, que são exatamente os clientes da Fastly. Esta plataforma é a responsável por fornecer muitos conteúdos para grandes websites na internet, como é o caso do Reddit, Amazon, Twitter, Twitch, entre muitos outros.

Como seria de esperar, uma falha em algo desta magnitude pode afetar um vasto conjunto de sites populares na Internet – que foi exatamente o que se verificou durante o dia.

 

Devido a uma falha na rede da Fastly, vários websites ficaram sem acesso à rede CDN para disponibilizar os seus conteúdos aos utilizadores, levando a erros, falhas ou até mesmo à completa inacessibilidade de funções em algumas das grandes plataformas da Internet.

 

A Fastly encontra-se entre uma das mais rápidas empresas em crescimento nos EUA, e tem grandes clientes a nível mundial – motivo pelo qual qualquer impacto na sua rede pode causar graves prejuízos para a Internet em geral.

 

Este incidente registado hoje não é o único. A Cloudflare, empresa que também fornece serviços de CDN e proteção contra ataques DDoS, em 2019 registou problemas similares, que levaram a que uma grande parte da sua rede estivesse indisponível durante vários minutos – e consequentemente, deixando uma grande parte de websites na Internet com falhas ou inacessibilidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech