1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Código QR em smartphone

 

Introduzir os dados de uma rede Wi-fi nem sempre é uma das tarefas mais simples de se fazer. As senhas podem ser complicadas de decorar, e longas o suficiente para tornar o processo bastante mais complicado do que deveria ser.

 

Felizmente não tem de ser assim, pois a maioria dos dispositivos mais recentes permite que a configuração das redes wi-fi seja feita com algo tão simples como um código QR. Estes códigos QR podem ser utilizados para rapidamente configurar diferentes redes sem fios, sem que se tenha de introduzir os detalhes da mesma. Basta fazer o scan e pronto, a rede fica configurada e guardada no dispositivo.

 

Criar um destes códigos é também um processo bastante simples.

Existem vários sites para criar este género de códigos QR, mas neste artigo iremos focar-nos no qifi.org. É um dos que fornece a funcionalidade de forma direta e simples de utilizar, além de que a criação do código é feita inteiramente por javascript no navegador – nada é enviado para os servidores do site.

 

Basta aceder ao mesmo e começar por preencher o nome da rede wi-fi no campo SSID. Em seguida deverá selecionar o género de encriptação usado pela rede: WEP, WPA/WPA2 ou Nenhuma. Por fim, basta introduzir no campo “Key” a senha de acesso à rede sem fios.

Caso tenha configurado a rede para se encontrar oculta, deverá também selecionar a opção “Hidden”. Feito estes passos basta agora pressionar o botão “Generate”, e o código QR será então apresentado.

 

geração código qr senha wi-fi

 

Com este código, poderá guardar o mesmo no seu dispositivo ou imprimir e colocar junto ao router. Desta forma, da próxima vez que tiver de configurar a rede sem fios no seu smartphone, não necessita de o fazer manualmente – basta fazer scan do código QR e a rede será automaticamente configurada.

 

Pode utilizar qualquer aplicação de leitura de códigos QR para o efeito, como é o caso da Barcode Scanner, ou até mesmo uma aplicação dedicada da sua câmara no smartphone - a maioria possui esta funcionalidade embutida, tanto no iOS como Android.

 

Recomendamos que experimente imprimir o código QR e colocar junto do router, ou caso tenha uma rede sem fios para convidados, experimente colocar o código num local central da casa para rápido acesso.

 

Conhecia este método?

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech