O governo francês irá discutir novas medidas de segurança para 2016, com o intuito de impedir ou dificultar o acesso à internet de forma anônima.
Segundo revela o Le Monde, os documentos do governo respeitantes a estas medidas estipulam alguns pontos derivados dos recentes ataques terroristas em Paris, mas que podem ter consequências para todos os residentes em França.
A primeira medida passaria pela desativação de redes wifi públicas durante momento de emergência. As autoridades afirmam que os suspeitos podem utilizar redes publicas para acederem anonimamente à internet. Este bloqueio dificultaria a troca de mensagens ou informações entre suspeitos em situações de emergência.
Outra das medidas visa bloquear na totalidade o acesso a redes Tor. Esta pretende evitar que os suspeitos utilizem a deep web para troca de informações. Porém é importante sublinhar que o bloqueio a redes Tor nem sempre possui os efeitos desejados pelas autoridades. Como exemplo, a China tenta desde 2012 bloquear redes Tor, mas sem efeito prático até ao momento.
Uma das alternativas ao bloqueio será a notificação das autoridades, por parte dos fornecedores do acesso à Internet, sempre que um utilizador aceda a redes Tor.
Estas medidas deverão ser apresentadas apenas durante o próximo ano, ainda se desconhecendo quando tal irá ocorrer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!