1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rede wi-fi sem fios

 

Hoje em dia não é complicado encontrar um lugar com acesso à internet, seja através de dados móveis, ou de redes publicas que são muitas vezes disponibilizadas para os utilizadores. Por norma, estas redes podem também ser o principal alvo de ataques – e usar uma plataforma de VPN pode ajudar a prevenir alguns desses casos.

 

No entanto, de acordo com um recente estudo, uma grande maioria dos utilizadores que acedem a redes sem fios públicas continuam a não realizar o processo através de uma VPN.

O estudo realizado pela plataforma HighSpeedInternet demonstra que, nos EUA, cerca de 56% dos utilizadores acedem a redes sem fios públicas sem usarem qualquer género de proteção via VPN. O estudo teve como base cerca de 1000 utilizadores entrevistados sobre o seu uso de redes sem fios.

 

Ao mesmo tempo, o estudo indica ainda que 41% dos utilizadores entrevistados, além de não usarem qualquer VPN para o acesso nestas redes, também não adotam qualquer prática de segurança – como o uso de um software de segurança antivírus ou firewall. A grande maioria garante que acede a estas redes tal como se fossem outra rede qualquer – em casa ou no trabalho.

 

Sobre as principais razões apontadas para o uso de redes sem fios públicas encontra-se o facto de que estas permitem poupar no uso de dados móveis, que são consideravelmente mais caros. A maioria dos utilizadores, quando se encontra numa zona com rede acessível livremente, tende a ligar-se nas mesmas para poupar dados móveis.

 

Apesar de as tecnologias na internet terem vindo a melhorar a segurança em geral, como é caso da adoção de ligações seguras para websites em geral, ainda assim é necessário ter atenção que um atacante pode usar redes sem fios disponíveis publicamente para recolher dados sensíveis ou realizar vários ataques.

 

Usar uma VPN e evitar o acesso a serviços importantes é fundamental para evitar este género de ataques, mas também manter as mesmas práticas de segurança que em qualquer outra rede.

E o que mais me espantou é o quao fácil é. Vi como se fazia, nao para maus fins mas porque duvidava que fosse facil. E é facil, o que torna aceder redes publicas bastante perigoso





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech