1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Android logo em smartphone

 

A Apple realizou recentemente grandes mudanças sobre o iOS, focadas sobretudo a nível da privacidade dos utilizadores e na forma como as apps do sistema podem recolher dados dos mesmos. A medida tem vindo a ser vista de dois lados: para alguns é uma excelente adição para maior privacidade, mas para outros – como é o caso do Facebook – também pode ser uma dor de cabeça tendo em conta que se vai verificar menos recolha de dados para efeitos de publicidade e marketing.

 

Depois de chegar ao iOS, agora parece que a Google também se encontra a analisar a possibilidade de integrar algumas funcionalidades de anti-tracking diretamente no Android. De acordo com o portal Bloomberg, a Google encontra-se a ponderar integrar funções de privacidade em futuras versões do Android, similares às que se encontram no iOS 14.

 

A empresa ainda se encontra numa fase de conversação interna sobre este ponto, mas no final estas iriam permitir a recolha de dados dos utilizadores e também a partilha de dados entre diferentes apps no sistema operativo – ao mesmo tempo que a empresa pretende também manter um certo balanço a nível do que as empresas de publicidade podem realmente recolher dos utilizadores.

 

Esta ideia vai também de encontro ao que a Google tem vindo a focar vários dos seus produtos. Nos últimos tempos a Google tem vindo a desenvolver funcionalidades para vários dos seus produtos com foco na privacidade, como é o exemplo das recentes alterações no Google Chrome para bloquear cookie de terceiros e o apoio sobre a tecnologia FLoC.

 

No entanto, esta medida também terá certamente impacto para a Google, tendo em conta que uma grande parte das receitas da empresa partem diretamente dos seus serviços de publicidade – ao contrário do que acontece com a Apple, que não é motivada tendo como base este formato.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech