1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware em Android smartphone

 

A Google revelou ter eliminado da Google Play Store uma popular aplicação de leitura de códigos de barras e códigos QR, com mais de 10 milhões de instalações no total, e que estaria disponível para os utilizadores desde Dezembro de 2020.

 

A aplicação Barcode Scanner da empresa LAVABIRD LTD recebeu em Dezembro de 2020 uma nova atualização, que foi enviada para todos os dispositivos onde a mesma se encontrava diretamente pela Google Play Store. Esta atualização, além de algumas melhorias, incluía também um malware que foi agora revelado por investigadores de segurança.

 

De acordo com o investigador Nathan Collier, da Malwarebytes, a aplicação passou a integrar um malware que poderia permitir a abertura de conteúdos no navegador do sistema, modificar a página inicial do mesmo para qualquer website, além de apresentar publicidade de forma agressiva durante o uso regular do dispositivo (até mesmo quando a app não se encontrava a ser ativamente usada). Estas atividades começaram a ser sentidas desde a atualização fornecida em Dezembro para a app, tornando a mesma de uma simples app de leitura de códigos QR para uma com conteúdo malicioso e adware.

 

app maliciosa na play store

 

Por norma, este género de incidentes tende a ocorrer quando os programadores de uma determinada app usam um SDK malicioso que integra o malware nas suas apps – o que infelizmente pode acontecer. No entanto, neste caso em particular, o código malicioso foi integrado de forma propositada na aplicação, com o real objetivo de propagar o mesmo para o máximo de dispositivos possíveis – aproveitando também a popularidade desta app.

 

Esta é uma aplicação que alguns utilizadores consideram “essencial”, e uma das primeiras a ser instalada para muitos casos em novos dispositivos. Por isso mesmo, tendo em conta o seu público base, este caso torna-se ainda mais grave, já que pode afetar milhões de utilizadores.

 

A Google terá removido a aplicação da Play Store depois de receber a notificação da empresa Malwarebytes, no entanto a app ainda pode encontrar-se instalada em milhares de dispositivos, sobretudo os que utilizem lojas de terceiros para instalar apps.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech