1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Smartphone sobre luzes

 

Vírus informáticos são algo que tem vindo a afetar sistema praticamente todos os dias, incluindo também smartphones. E para demonstrar como os mesmos podem ser consideravelmente perigosos, um conjunto de investigadores desenvolveram um vírus para Android que é capaz de se espalhar tal como a pandemia que vivemos atualmente.

 

Investigadores da Universidade de Queensland, Universidade de Melbourne e da Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um vírus “virtual” que é capaz de se propagar através de diferentes dispositivos, similar ao que acontece com a propagação do COVID-19.

 

Apelidado de “Safe Blues”, o vírus é capaz de se instalar e propagar para diferentes dispositivos usando o Bluetooth dos mesmos. Além disso, o vírus é ainda capaz de se replicar da mesma forma que acontece com o COVID, tendo como base o distanciamento social dos utilizadores.

 

Segundo os investigadores, o vírus possui a capacidade de se incubar durante algum tempo e de aumentar o seu grau de contágio conforme o tempo avance. Durante o período em que o vírus se encontra ativo, este pode infetar outros dispositivos que se encontrem próximos. Se os telefones estiverem em “isolamento”, será improvável que o vírus se transmita para outros dispositivos.

 

Os investigadores acreditam que este “vírus virtual” pode ajudar a analisar a forma de propagação do COVID, já que possui características consideravelmente similares ao vírus que ainda se encontra a afetar o dia a dia de todas as pessoas. No entanto, este possui a vantagem de poder ser analisado em tempo real para medir o género de propagação num ambiente realista.

 

Para testar o vírus, os investigadores desenvolveram uma app especifica para ser usada dentro das universidades que permite analisar a propagação do vírus internamente. É possível que, no futuro, esta app venha a ser alargada para um teste mais extenso, no qual irá ajudar a analisar os padrões de propagação e a melhorar os sistemas de deteção também para o COVID-19.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech