1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Disco rigido

 

O mercado das criptomoedas encontra-se cheio de diferentes moedas virtuais, a grande maioria minerada através do uso de placas gráficas. No entanto, chegou ao mercado uma nova criptomoeda que pode agora vir a trazer também alguns problemas para outros setores da indústria.

 

Por esta altura não é novidade que o mercado das placas gráficas encontra-se consideravelmente prejudicado devido às criptomoedas, com as unidades de gráficas disponíveis para venda a serem rapidamente adquiridas para mineração, deixando quem procura construir um novo sistema ou atualizar para uma gráfica mais recente os problemas de encontrar unidades em stock.

 

Bitcoin, Ethereum, Litecoin e outras criptomoedas tiram proveito do elevado processamento das placas gráficas para mineração. No entanto, a Chia pode vir a mudar esse mesmo sistema agora também para discos rígidos e SSDs.

 

A criptomoeda Chia considera-se uma criptomoeda amiga do meio ambiente, tendo sido criada por Bram Cohen, inventor do BitTorrent. Invés de usar o poder de processamento das gráficas, a Chia usa invés disso o espaço livre nos discos rígidos para mineração. Por isso mesmo, a mineração desta criptomoeda é consideravelmente menos exigente a nível de energia do que outras existente e que usam o tradicional sistema das gráficas.

 

Apesar de isso ser bom para o meio ambiente, deixa também em receio para outros problemas no mercado: o stock de discos rígidos. Tal como aconteceu com as placas gráficas, caso a Chia venha a ganhar destaque no mercado, é possível que o mercado dos discos rígidos e SSDs possa vir a verificar problemas na disponibilidade de stock.

 

Em alguns mercados, desde o lançamento da Chia, já se verifica um aumento na compra de discos rígidos de elevada capacidade, usados para foco na mineração desta criptomoeda. Além disso, vários revendedores e fabricantes de discos rígidos estão a planear integrar algumas restrições caso a criptomoeda venha realmente a tornar-se popular no mercado.

Enquanto isso, alguns fabricantes estão mesmo a ponderar desenvolver discos SSD focados exclusivamente para a mineração desta criptomoeda, e que pode ser uma alternativa para evitar a venda avulso de discos focados nesta tarefa, e que possam causar impacto para outros consumidores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech