A Microsoft continua a traçar os planos para se tornar uma empresa “amiga do ambiente” no melhor dos formatos possíveis. E dentro destes planos, foi agora revelada uma nova organização que vai ajudar a atingir esse objetivo.
A Microsoft, em conjunto com a Accenture, GitHub, ThoughtWorks e a Linux Foundation, criou a nova “Green Software Foundation”, focada em tornar a engenharia de software mais sustentável.
O objetivo principal desta fundação será criar novas formas de reduzir a emissão de poluentes e a pegada ecológica durante tarefas de desenvolvimento de software e engenharia. A fundação será ainda responsável por criar novas soluções inovadoras para reduzir drasticamente as emissões poluentes tanto de clientes como parceiros.
Obviamente, a programação em si não possui praticamente nenhum impacto a nível ambiental. No entanto, o hardware necessário para as tarefas de programação sim, e possui ainda um impacto considerável se tivermos em conta as diversas tarefas que podem ser realizadas.
A GSF não parece, por enquanto, ter nenhum objetivo definido para atingir uma meta de diminuição do impacto ambiental na programação, no entanto a fundação vai focar-se em fazer os possíveis para reduzir o impacto em geral, encorajando o uso de alternativas “verdes”.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!