1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Snapdragon 8 Elite Gen 6

A Qualcomm parece estar prestes a quebrar uma das suas tradições mais antigas no mercado de processadores móveis. Se os rumores se confirmarem, a próxima geração de chips da marca não terá apenas um "rei" do desempenho, mas sim dois protagonistas distintos, numa estratégia que visa redefinir o segmento de topo.

Uma divisão de luxo: Standard vs Pro

Até agora, a gigante norte-americana habituou-nos a um único lançamento principal por ano (com uma eventual variante "plus" a meio do ciclo). No entanto, de acordo com uma fuga de informação partilhada pelo conhecido DigitalChatStation, a próxima geração poderá chegar ao mercado com duas versões diferentes desde o primeiro dia.

Os modelos foram identificados com os códigos SM8950 e SM8975. Embora ambos partilhem o ADN base, sendo construídos sob o processo de fabrico de 2nm (N2p) da TSMC e utilizando uma arquitetura de CPU 2+3+3, as semelhanças ficam por aqui.

O modelo SM8975, que deverá ser o equivalente a uma versão "Pro", é descrito como uma "besta" tecnológica sem compromissos, mas com um custo de produção extremamente elevado. Este será o único a suportar as memórias de nova geração LPDDR6, além de contar com uma GPU totalmente desbloqueada e uma configuração de cache completa.

Por outro lado, o modelo SM8950 perfila-se como a versão "Standard". Será uma variante mais contida, provavelmente limitada a memórias mais antigas e com alguns cortes na unidade gráfica e na memória cache, tornando-se mais acessível para os fabricantes.

O fim da reciclagem nos topos de gama acessíveis?

Esta mudança de estratégia da Qualcomm pode ter um impacto interessante no mercado. Tradicionalmente, os telemóveis que se situam no patamar logo abaixo dos topos de gama "premium" utilizam o processador do ano anterior para poupar custos.

Com esta nova abordagem, estes dispositivos — frequentemente chamados de "flagship killers" — poderiam adotar o novo chip SM8950. Isto permitiria oferecer aos utilizadores uma arquitetura de última geração e maior eficiência energética, sem o custo proibitivo do modelo "Pro".

Embora os nomes comerciais ainda não tenham sido oficializados, a indústria especula que o SM8950 será o Snapdragon 8 Elite Gen 6, enquanto o SM8975 assumirá o título de Snapdragon 8 Elite Gen 6 Pro. Resta saber como é que esta divisão afetará o preço final dos smartphones em 2026.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech