No início deste mês, a empresa Quanta foi vítima de um ataque de ransomware. Esta entidade é uma das parceiras da Apple no desenvolvimento de vários produtos, e o grupo responsável pelo ataque afirmava ter alguns planos e esquemas sobre produtos da empresa.
No final, o grupo do ransomware REvil encontrava-se a requerer o pagamento de 50 milhões de dólares à Quanta para evitar a divulgação dos dados recolhidos – algo que a empresa não cedeu. Por isso mesmo, o grupo começou a disponibilizar alguns dos dados que foram roubados, nomeadamente esquemas relacionados com o design e produção dos novos Macbooks da empresa.
No entanto, parece que os responsáveis pelo ataque estão agora a avançar com um novo plano para revelar algumas informações sensíveis da Apple.
Ao que parece o grupo não teria apenas estes esquemas, mas ainda mais informação sobre a empresa que está agora a planear divulgar.
Segundo as mensagens deixadas pelo grupo, e citadas pelo portal BleepingComputer, a ameaça agora parte para novos esquemas de um novo iPad da empresa, em conjugação com um novo logótipo da entidade que não será conhecido do público.
A par com estas indicações, surge ainda referências que caso o pagamento não seja realizado, será também publicado os registos dos funcionários da empresa e várias outras informações consideradas como sensíveis.
Até ao momento ainda se desconhece se a Quanta estará com intenções de realizar o pagamento requerido para evitar a revelação dos dados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!