1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

audacity

 

O Audacity é um dos programas de edição de áudio mais antigos que existe registo, sendo que o seu desenvolvimento começou a ser realizado em meados de 2000. Este é um programa gratuito de edição e gravação de som que, até aos dias hoje, ainda mantêm a sua popularidade em diferentes sistemas.

 

No entanto, no início desta semana surgiram algumas alterações no mesmo. O projeto open-source revelou que iria passar a ficar associado com a empresa Muse Group, os mesmos criadores da popular plataforma “Ultimate Guitar”. No dia 30 de Abril a entidade teria adquirido o popular Audacity, passando assim a fazer parte do portefólio de aplicações da mesma.

 

Segundo o comunicado da Muse Group, o Audacity iria permanecer open-source, sendo que a compra apenas diz respeito ao logo e nome em si, mas o código fonte do programa iria ser mantido aberto para toda a comunidade. A medida foi também recebida, em parte, com agrado, já que a mesma iria permitir que a aplicação tenha um suporte mais alargado e atualizações mais consistentes – algo que é um dos principais problemas da mesma.

 

 

No entanto, depois deste anúncio, surgem agora novas medidas que começam a preocupar alguns utilizadores, nomeadamente com a introdução de novas atualizações no código fonte do programa para passar a incluir tracking de atividades.

 

De acordo com a mudança prevista no Github do projeto, a aplicação irá começar a implementar um sistema de tracking, que usa a plataforma da Yandex e Google Analytics, com vista a recolher mais informações estatísticas dos utilizadores e sobre como estes usam a aplicação. Esta recolha de dados será inteiramente opcional, e os utilizadores podem desativar ou ativar a mesma a qualquer momento, no entanto, esta medida também levanta algumas questões por parte da comunidade – sobretudo por surgir exatamente após a aquisição da Musse Group.

 

A situação também causa desconforto por entre os utilizadores devido ao histórico da própria entidade, que no passado terá realizado diversas condutas que podem ser consideradas polémicas, nomeadamente associadas com as práticas da empresa e a recolha de dados dos utilizadores.

 

Nos comentários deixados pelos utilizadores no Github é referida a possibilidade de vir a ser criado um fork da aplicação, mantendo o código fonte original mas sem as secções focadas no tracking das atividades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech