1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox navegador

 

Os utilizadores do Firefox vão começar a beneficiar de uma grande novidade em breve, que promete melhorar drasticamente a segurança do navegador na navegação do dia a dia.

 

A nova versão do Firefox 95 vai passar a contar com uma nova tecnologia apelidada de RLBox, que basicamente permite criar um ambiente de sandbox dentro do navegador, protegendo os utilizadores e o sistema de ataques em sites. Este sistema foi desenvolvido entre a Mozilla e as Universidades da Califórnia e do Texas, com foco em garantir mais segurança na web.

 

Muitos navegadores atualmente contam com um sistema de sandbox, que protege os utilizadores ao criar um ambiente “seguro” para o site ser aberto dentro do navegador, e evitando que este tenha acesso a dados mais sensíveis do sistema. Este género de sistemas é usado em navegadores como o Edge ou Chrome.

 

No entanto, apesar de garantir uma maior proteção, está longe de ser perfeito. Anda existem ataques que conseguem contornar esta proteção e aceder aos dados do sistema. É aqui que entra o novo RLBox.

Esta nova tecnologia vai garantir mais segurança para os utilizadores ao compilar cada processo do navegador em WebAssembly, e depois disso a converter em código nativo. Isto evita que o código possa ter acesso a dados mais sensíveis ou até a outras partes da memória do sistema.

 

De forma inicial, o RLBox vai focar-se em proteger cinco dos principais processos do Firefox, e caso o mesmo venha a ter sucesso, é possível que possa ser implementado para mais processos no futuro. A Mozilla acredita que este sistema pode mesmo ser capaz de bloquear ataques zero-day contra o navegador, evitando o roubo de dados.

 

No entanto, a empresa também adverte que, apesar das melhorias, o RLBox possui as suas limitações, e continuam a existir processos que não podem ser simplesmente protegidos pelo mesmo. Ainda assim, é um ponto extra para a segurança do navegador da raposa.

O RLBox encontra-se a ser disponibilizado para todos os utilizadores do Firefox 95 no desktop e dispositivos móveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech