1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Audacity

 

O Audacity é um dos programas mais reconhecidos para edição de som, sendo inteiramente gratuito e open-source. No entanto, recentemente começaram a ser realizadas algumas alterações na forma de funcionamento do mesmo, que foram a tendência depois da entidade responsável pelo programa ter sido adquirida pela Musse Group.

 

Um dos principais problemas começou a surgir em Maio deste ano, quando alterações feitas no código base do programa poderiam permitir a recolha de dados dos utilizadores sobre o uso da aplicações e dos sistemas. O principal problema desta recolha de dados seria o facto que a entidade pretendia usar plataformas da Google, Yandex e outras para recolher os dados. Esta ideia foi mais tarde alterada depois da comunidade ter lançado duras críticas na mudança – embora a recolha de dados ainda seja feita, esta permanece exclusiva da entidade responsável pelo Audacity, sem terceiros.

 

No entanto, os problemas voltam agora a surgir com uma recente atualização na Politica de Privacidade da aplicação. No passado dia 2 de Julho esta política de privacidade foi discretamente alterada para incluir uma secção que basicamente permite a recolha dos dados dos utilizadores da app, e a partilha dessas informações com terceiros.

A nova Política de Privacidade indica que os dados dos utilizadores, recolhidos diretamente pelo Audacity, podem ser enviados para entidades terceiras ou até vendidos se a Muse Group assim o entender.

 

Esta alteração leva a que muitos utilizadores agora estejam a apelidar o Audacity de spyware, onde os dados podem ser inteiramente recolhidos e enviados para terceiros apenas pelos utilizadores usarem a aplicação.

 

Além disso, a Política foi ainda atualizada para indicar que os dados, apesar de se encontrarem armazenados na União Europeia, podem ocasionalmente ser enviados para sistemas também na Rússia e para outros continentes, levantando ainda mais dúvidas sobre a recolha dos mesmos.

Os IPs dos utilizadores permanecem armazenados nos servidores da empresa durante um dia, mas neste período a informação pode ser enviada também para terceiros conforme seja necessário.

 

É importante relembrar que a MuseGroup, quando fez a aquisição do programa, apenas o fez sobre o reportório no GitHub, do site oficial e da marca em si. O código fonte da aplicação continua a ser open-source e aberto para toda a comunidade – obviamente, a entidade pode modificar o programa como assim o pretenda, mas o código fonte do mesmo continua a ser inteiramente livre de ser usado por qualquer outra entidade.

 

Esse facto tem levado a que alguns forks da versão original tenham também começado a surgir, sem a recolha de dados dos utilizadores. Mesmo que a versão original tenha a recolha de dados num formato opcional, dos quais os utilizadores podem sair a qualquer momento, ainda assim muitos consideram que as recentes medidas aplicadas pela MuseGroup vão conta a ideia do open-source e do código do Audacity original.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech