A Intel encontra-se oficialmente a lançar os novos processadores Tiger Lake, ficados para sistemas portáteis, dentro da série H de chips.
O Tiger Lake é o nome dado ao conjunto de processadores da Intel fabricados em 10 nm, e enquanto a linha U e H35 era limitada a chips com até quatro cores, os modelos H podem contar com 6 e 8 cores nos modelos mais avançados.
O modelo de topo será o Core i9-11980HK, que será também o primeiro processador desbloqueado da Intel produzido em 10nm. Este conta com oito cores e 16 threads, com um clock base de 2.6 GHz e um TDP de 45W. No entanto, pode atingir os 3.3GHz com 65W.
Em turbo mode pode atingir os 4.5GHz em todos os cores e 5.0 GHz com dois cores ativos.
Da linha fazem ainda parte um vasto conjunto de outros modelos, que contam com clocks inferiores e funcionam a 35/45W. Todos os chips contam ainda com a gráfica integrada Intel Xe-LP.
Os Tiger Lake-H prometem até 19% de mais desempenho por clock quando comparados com a geração anterior Comet Lake-H. No entanto, esta geração também era de 14 nm e baseada na linha Skylake de 2015, portanto existem diferenças consideráveis entre as duas.
A anterior linha de processadores da Intel em 10nm foi a Ice Lake, no entanto estas contam com um TDP de apenas 15W, portanto a comparação entre as duas linhas será inteiramente diferente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!