Todos os dias são enviadas milhares de imagens em apps de conversação como o Messenger, WhatsApp e Signal. No entanto, para evitar uma sobrecarga nos servidores e também no espaço ocupado por essas imagens nos servidores das entidades, a maioria realiza uma forte compressão das mesmas – que pode ter impacto na qualidade final das imagens.
No entanto, para quem use o Signal, agora existe uma forma de contornar esse problema. A plataforma de mensagens revelou que vai começar a permitir o envio de imagens até 4K dentro da app, sem reduzir a qualidade final das mesmas.
A versão mais recente dentro dos testes Beta encontra-se a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores do Signal enviarem imagens em elevada qualidade. Quando ativa, os utilizadores devem receber uma notificação a questionar se pretendem enviar a imagem em qualidade standard ou elevada ao anexar a imagem na conversa.
Obviamente, a opção Standard comprime localmente a imagem antes de a enviar, o que resulta num processo de envio mais rápido e com menos consumo de dados, mas ao mesmo tempo possui impacto na qualidade final.
Para muitos, a diferença de qualidade pode não ser visível a “olho nu”, mas certamente que será uma boa atenção ao pormenor dar a possibilidade dos utilizadores escolherem a qualidade em que pretendem enviar os conteúdos – mesmo que ainda esteja limitado a 4K, sempre será mais elevado do que se fosse enviado um conteúdo padrão com compressão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!