1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker computador código verde

 

Apesar de todos os alertas, nos últimos meses tem vindo a ser verificado um crescimento considerável no número de empresas afetadas por ataques de ransomware. E seria de esperar que a maioria, ao ser afetada, iria elevar a sua segurança, certo?

 

Bem, de acordo com os dados mais recentes de um estudo realizado pela empresa Censuswide, isso não é bem o que acontece na realidade. Segundo o estudo, cerca de 80% das empresas afetadas por ataques de ransomware que acabam por pagar o resgate, são atacadas uma segunda vez por não aplicarem as medidas de segurança ou correção dos problemas necessárias.

 

Na realidade, 46% das vezes os ataques são feitos pelo mesmo grupo, que volta a infetar os sistemas das organizações e a bloquear o acesso aos ficheiros. Num dos exemplos objeto de análise pelo estudo, uma empresa pagou milhares de dólares de um ataque de ransomware, apenas para ser alvo de um novo ataque menos de duas semanas mais tarde – e sobre o mesmo atacante.

 

A grande maioria dos casos reincidentes acontecem porque as empresas não aplicam as medidas de segurança necessárias para prevenir o que deu origem ao ataque em primeiro lugar, ou em algumas situações podem até continuar a usar sistemas comprometidos depois dos ficheiros serem recuperados.

 

E nesta vertente da recuperação, é ainda importante referir quem nem todos os ataques de ransomware onde a vitima paga o resgate acabam por trazer os ficheiros bloqueados de volta. Mais de 46% das entidades atacadas que pagaram o resgate tiveram os ficheiros danificados de alguma forma, e 3% não recuperaram nenhum conteúdo de todo.

 

Estima-se que o volume de ataques de ransomware venha a aumentar consideravelmente durante os próximos anos, e cabe às próprias empresas aplicarem medidas para prevenir essas situações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech