1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

GTA III

 

Recentemente a equipa “ReGTA” terminou com sucesso a descodificação do código fonte completo dos títulos GTA III e GTA VC. Este código foi partilhado no GitHub para toda a comunidade, e não demorou muito para que a Take-Two Interactive lança-se o ataque contra o mesmo.

 

O projeto foi terminado em Fevereiro deste ano, quando os fãs de GTA conseguiram com sucesso analisar todo o código fonte do jogo. Depois de anos de trabalho, o código fonte foi completamente analisado pelo grupo, tanto de GTA III como GTA VC – que foram lançados faz mais de duas décadas.

 

O acesso ao código fonte permite criar adaptações que possibilitam o jogo em dispositivos mais recentes no mercado, além de se ter acesso a mais detalhes sobre o que se encontra no jogo e até mesmo modificar código para corrigir bugs que nunca chegaram a ser corrigidos.

Mesmo que o código fonte esteja disponível publicamente, este de pouco adianta por si só, pois ainda é necessário que quem o pretenda usar tenha o jogo original para este funcionar. Mas isso não impediu a Take Two Interactive, criadores originais do título, de lançarem o ataque ao projeto.

 

O código fonte foi disponibilizado no Github, e rapidamente a Take-Two e a Rockstar Games lançaram um pedido de DMCA para remoção do mesmo, alegando que este viola os direitos de autor das empresas. Como resposta, o Github foi forçado a remover o código da plataforma, e todos os consequentes forks criados.

 

No entanto, o líder do projeto “Re3”, terá contraposto o pedido de DMCA, alegando que o código existente no Github não viola os direitos de autor das editoras, além de que se encontra distribuído sobre a vertente de “fair use”, o que parece ter sido suficiente para voltar a permitir que o mesmo ficasse disponível na plataforma.

 

O líder da equipa responsável pelo projeto, conhecido apenas como “Aap”, afirma que o acesso ao código fonte por si só não constitui uma violação dos direitos de autor, ainda mais quando o título original ainda necessita de ser usado para realmente se usar esse código. Além disso, Aap acredita que este código fonte não vai prejudicar a editora em nada – muito pelo contrário, pode até ajudar nas vendas dos títulos antigos e com mais de duas décadas no mercado.

 

Felizmente a Take-Two não lançou nenhum processo judicial contra os criadores do código, o que permitirá assim manter o código disponível para a comunidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech