1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

GTA III

 

Em meados de Fevereiro deste ano, os fãs da série GTA ficaram entusiasmados ao verificarem que, depois de anos de trabalho, um conjunto de programadores conseguiram decifrar todo o código fonte associado ao jogo GTA III e GTA VC da Rockstar Games.

 

O projeto, apelidado de “Re3” e “ReVC”, pretendia decifrar todo o código fonte dos dois jogos lançados faz quase 20 anos no mercado, obtendo o código fonte do mesmo e permitindo que este pudesse ser modificado, não apenas para mods, mas também para adaptar os jogos e permitir que os mesmos possam correr em sistemas mais recentes – no final, a ideia do projeto não será permitir a pirataria, mas garantir a continuidade de dois jogos que marcaram a história do mundo dos videojogos em geral.

 

O mais importante neste caso é que, mesmo com o código fonte do jogo disponível, os utilizadores ainda necessitam de uma cópia legal dos títulos para poderem executar os mesmos – e como tal não se considera diretamente pirataria.

 

 

No entanto, a mesma ideia parece não ter agradado a Take-Two Interactive, que poucos dias depois de o código fonte dos títulos ter sido divulgado, avançou com um DMCA para a remoção dos mesmos, reclamando a violação dos direitos de autor.

Quando o código foi removido do Github, plataforma onde o mesmo se encontrava hospedado, o programador central do projeto, sobre o nome de “aap”, referiu que se encontrava a analisar as alternativas para fornecer o código fonte aos utilizadores.

 

No entanto, o pedido de DMCA não foi focado apenas no código fonte original, mas também todos os forks que tinham sido criados dentro do Github – mais de 200 no total. A maioria foi também removido da plataforma pelo mesmo pedido da editora do jogo.

No entanto, um utilizador responsável por um desses forks, decidiu responder ao pedido de DMCA, tendo acabado por conseguir apelar ao restauro do mesmo na plataforma.

 

Em comentário ao portal TorrentFreak, o utilizador afirma quer, apesar de o código fonte disponibilizado ser baseado no GTA III e GTA VC, este não é inteiramente idêntico, e relembra o caso que a empresa passou também com a ferramenta de mods “OpenIV” faz alguns anos – onde a mesma foi alvo de uma queixa pela empresa alegando que estaria a permitir a violação de direitos de autor. De relembrar que a ferramenta OpenIV é usada para desenvolver mods para os jogos mais recentes de GTA.

 

De notar, no entanto, que isto não quer dizer que o código fonte original irá também ser restaurado no GitHub. O código em questão pode ter sido restaurado apenas porque este é o método regular de processar os pedidos de contra-DMCA, onde o conteúdo original pode ser reposto e a entidade que enviou o pedido original passa assim a ter até 14 dias para avançar com uma resposta direta ao caso ou avançar para uma queixa legal nas autoridades competentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech