1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok e China

 

Desde o seu lançamento na China em 2016, o TikTok tem vindo a avançar consideravelmente no mercado, sendo atualmente uma das plataformas sociais mais usadas na Internet. No entanto, isso também surge com alguns problemas, sendo que um dos mais recentes diz respeito ao governo dos EUA e da presidência de Donald Trump.

 

O governo de Trump terá em várias ocasiões alegado que o TikTok seria uma plataforma que colocaria em risco a privacidade e segurança dos utilizadores, estando a aproveitar a sua expansão para recolher informação que posteriormente poderia servir para espionagem ou distribuição com autoridades na China.

 

Apesar de a empresa ter vindo a tentar demonstrar transparência sobre a sua recolha de dados, recentemente um programador conhecido como “augustgl” decidiu publicar no Github o código fonte da aplicação do TikTok para Android.

De acordo com o programador, o código serve para demonstrar como a aplicação recolhe informação dos utilizadores, e no final, o mesmo afirma que a entidade será uma “plataforma de recolha de informação pessoal disfarçada de rede social”.

 

O código fonte publicado pelo programador demonstrava como a aplicação recolhia dados dos utilizadores, da localização, capturas de ecrãs, reconhecimento facial, entre outras. Como seria de esperar, ter o código fonte da sua aplicação para Android disponível publicamente na Internet não seria algo que o TikTok pretendia, sendo que a empresa encontra-se agora a avançar em peso para remover o mesmo.

 

De acordo com o portal TorrentFreak, o TikTok encontra-se a avançar com vários pedidos de DMCA para que os repertórios contendo o código fonte da aplicação sejam removidos da plataforma.

Até ao momento a entidade já terá requerido a remoção do repertório original que continha o código fonte – o qual foi eliminado pelo Github – bem como um conjunto de 19 outros forks da publicação original que estavam a disponibilizar o mesmo.

 

repertório indisponível no Github

 

Apesar destas medidas, o código fonte ainda parece estar a ser propagado em força por diferentes plataformas, embora a Bytedance, detentora do TikTok, tenha vindo também a aumentar os esforços para enviar mais pedidos de DMCA a requerer a remoção dos conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech