O domingo trouxe novidades importantes para o mundo do código aberto, com Linus Torvalds a anunciar oficialmente o lançamento do núcleo Linux 6.19. Esta atualização não é apenas mais uma na lista; representa o fim do ciclo atual, servindo como a última versão antes de uma mudança significativa na numeração do sistema.
Entre as principais novidades, conforme reportado pela Phoronix, destaca-se o carinho especial dado ao hardware mais antigo. O novo kernel adiciona suporte ao driver moderno AMDGPU para as placas gráficas das arquiteturas GCN 1.0 e 1.1, como as clássicas Radeon HD 7000. Isto significa que estas placas ganham agora acesso ao suporte Vulkan através do driver RADV, além de melhorias na gestão de energia.
Melhorias visuais e suporte a novos chips
Para além de ressuscitar o potencial de hardware antigo, o Linux 6.19 olha para o futuro com melhorias substanciais no suporte a HDR, graças à adição do "DRM Color Pipeline". A atualização inclui ainda novidades no driver Asus Armoury e expande a compatibilidade com os processadores mais recentes da Intel, nomeadamente as gerações Wildcat Lake e Nova Lake.
A segurança também foi reforçada com a introdução de encriptação de ligações PCIe e autenticação de dispositivos, garantindo uma camada extra de proteção ao nível do hardware.
O salto numérico para o 7.0
Com este lançamento, Linus Torvalds confirmou o que muitos já suspeitavam: o próximo passo será o Linux 7.0. Numa nota bem-humorada, o criador do Linux explicou a decisão de forma pragmática: "Como as pessoas já perceberam, estou a chegar ao ponto em que os números grandes me confundem (estou quase a ficar sem dedos das mãos e dos pés outra vez), por isso o próximo kernel vai chamar-se 7.0".
A futura versão 7.0 promete trazer ainda mais melhorias para as GPUs AMD, suporte de ecrã para os chips Intel Nova Lake e compatibilidade com o Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5. Os utilizadores de distribuições "rolling release", como o Arch Linux ou o Fedora, deverão receber a atualização 6.19 muito em breve através dos seus gestores de pacotes habituais.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!