1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

DRM proteção pirataria

 

As plataformas de streaming necessitam de implementar sistemas de segurança para prevenir que os seus conteúdos possam ser facilmente gravados para terceiros, e uma das formas como muitos realizam este processo é através de um sistema conhecido como “Widevine”.

 

Este sistema protege os direitos de autor dos conteúdos em várias plataformas de streaming, como é o caso do Netflix, Amazon Prime Vídeo e Disney Plus. Tendo em conta que a tecnologia é usada em todas as plataformas de streaming mais populares, é certamente preocupante se o código fonte da mesma fosse disponibilizado publicamente... mas foi exatamente isso que aconteceu.

 

Segundo o portal TorrentFreak, recentemente surgiu no Github o código fonte completo do Widevine associado às diferentes plataformas de streaming. Na plataforma os códigos estavam com os nomes da plataforma de streaming a que diziam respeito, como é o caso de "DISNEY-4K-SCRIPT", "Netflix-4K-Script", "WV-AMZN-4K-RIPPER", "APPLE-TV-4K-Downloader", entre outros.

 

Com acesso a este código, é possível aos utilizadores comuns descarregarem os conteúdos das plataformas de streaming sem qualquer género de proteção, o que certamente será uma verdadeira dor de cabeça para as entidades gestoras das mesmas.

 

No passado dia 31 de Dezembro, a Motion Picture Association (MPA) terá requerido a remoção dos scripts ao Github, algo que foi feito em algumas horas. Mas não sem antes os scripts terem sido copiados para vários outros locais, sendo que atualmente é possível ainda encontrar restos dos mesmos em diferentes plataformas.

 

Este género de scripts, apesar de não ter grande utilidade para os utilizadores vulgares, pode ser bastante importante para hackers e rippers de filmes e séries, que podem assim usar os mesmos para piratear o conteúdo que se encontra sobre as plataformas de streaming.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech