O Twitter pode encontrar-se a testar uma nova forma dos utilizadores partilharem conteúdos dentro da plataforma com apenas os amigos e seguidores que se pretenda, sem que tenha de se recorrer a colocar uma conta em privado.
Andrew Courter, designer de produtos do Twitter, revelou recentemente que a plataforma encontra-se a testar uma nova função para criar círculos de amigos dentro do Twitter, apenas os quais terão acesso a determinados conteúdos que sejam publicados.
Ainda não se encontra nada definido, mas o funcionário afirma que existem pelo menos duas ideias em cima da mesa. A primeira será a criação de um círculo de amigos próximos dentro do Twitter, que teriam acesso a algumas das mensagens partilhadas para esse mesmo grupo – algo similar ao que se encontra na funcionalidade de “melhores amigos” do Instagram.
Outra possibilidade que se encontra em análise seria dividir os tweets dos utilizadores em diferentes categorias – por exemplo, separadas entre temas pessoais e de trabalho – os quais os restantes utilizadores poderiam acompanhar também de forma direta.
Esta segunda ideia, de acordo com o feedback da comunidade, foi também uma das que mais interessou para a maioria. Basicamente, esta iria permitir aos utilizadores terem o mesmo perfil, mas com diferentes caras para os seguidores. Por exemplo, poderia ser criada uma timeline dentro do perfil focada em conteúdos pessoais, e outra apenas para trabalho, ou até para diferentes temas.
Claro, existiria ainda a possibilidade de cada uma dessas categorias ser limitada apenas a alguns utilizadores – dessa forma mantinha-se a privacidade nos conteúdos partilhados dentro das mesmas, sem ter de se limitar o uso da plataforma.
Os “amigos próximos” seria também uma funcionalidade interessante de se verificar na plataforma, mas consideravelmente mais limitativa se tivermos em conta a possibilidade de criar diferentes categorias dentro de um perfil. Além disso, iria também contra o objetivo da empresa em fornecer essa mesma funcionalidade sobre o formato de subscrição – algo que tinha vindo a ser testado nos últimos meses.
Até ao momento ainda nada em concreto foi definido, sendo que a rede social ainda se encontra a analisar as melhores possibilidades para cada caso. Mas é possível que algumas novidades venham a surgir durante os próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!