1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Privacy Dashboard

 

Uma das grandes novidades do Android 12 encontra-se nas melhorias que foram feitas a pensar na privacidade. A nova versão do sistema operativo da Google possui um conjunto de funcionalidades focadas em fornecer mais informação sobre a privacidade dos utilizadores – e mais controlo.

 

Infelizmente, estas funcionalidades apenas se encontram disponíveis para quem esteja nessa versão do Android, deixando de lado uma grande parte dos utilizadores. No entanto, não demorou muito para serem criadas alternativas até para versões anteriores do sistema, e a aplicação desenvolvida por Rushikesh Kamewar é um claro exemplo disso.

 

Apelidada, sem surpresas, de “Privacy Dashboard”, esta nova aplicação basicamente permite incluir em qualquer versão do Android as mais recentes novidades a nível de privacidade que se encontram no Android 12, dando mais controlo sobre o que cada aplicação acede, de que forma e quando.

 

privacidade android 12

 

A aplicação permite ver quando é que cada permissão foi requerida, dando a informação exata para o utilizador se essa permissão foi aceite ou recusada, e tal como acontece também com a implementação da Google no Android é apresentado o histórico das permissões apenas durante as últimas 24 horas.

 

uso das permissões

 

Para o correto funcionamento, a app necessita que sejam fornecidas as permissões de criação de um serviço de acessibilidade, que será usado para recolher os pedidos de autorização feitos no sistema. Mas tirando isso, será uma excelente alternativa para quem pretenda controlar melhor o que cada app acede no sistema.

 

Outra funcionalidade interessante será que a app permite até incluir um pequeno badge no ecrã sempre que uma permissão seja usada. Por exemplo, se uma app estiver a usar a câmara e o microfone, um pequeno indicador disso mesmo irá surgir no topo do ecrã.

 

badge de uso das permissões

 

A aplicação é inteiramente gratuita e encontra-se disponível sem qualquer publicidade, sendo que o programador também garante que a mesma vai permanecer desta forma para o futuro. A aplicação encontra-se disponível para todos os dispositivos com o Android 7.0 ou superior, e os interessados podem descarregar a mesma a partir da Google Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech